Leo Dressel
Gig Seeker Pro

Leo Dressel

Joinville, Santa Catarina, Brazil | Established. Jan 01, 2012 | SELF

Joinville, Santa Catarina, Brazil | SELF
Established on Jan, 2012
Solo Pop Blues

Calendar

Music

Press


"Live show feature + interview - Leo Dressel"

O cantor Leo Dressel está começando um novo projeto: lançar um clipe inédito por mês, gravado ao vivo. E o primeiro deles, “Future Love”, estreia nesta quarta-feira (19/10) em primeira mão na Billboard Brasil.

O cantor, que iniciou a carreira musical como guitarrista de marcas de instrumentos, morou um tempo em Los Angeles para estudar música e se especializar e, desses meses, surgiu o EP Relax, Leo. Apesar da pegada mais pop do seu som, Dressel também lançou algumas faixas eletrônicas com nomes como Dj Alok e Daavar.

Atualmente, Leo está compondo para seu próximo trabalho, que tem previsão de lançamento para 2017. A Billboard Brasil aproveitou o lançamento para conversar com o músico.

Você começou na música tocando guitarra para marcas de instrumentos. Como surgiu a vontade de fazer um trabalho autoral e se dedicar a compor e cantar?

Com o passar do tempo minha maneira de me expressar foi mudando e comecei a ter ideias para músicas com vocal. Nessa época eu já gostava muito de John Mayer, por exemplo, e, na verdade, o que eu mais ouvia eram artistas que cantavam em suas músicas. Eu nunca tinha feito isso antes, então comecei a tentar cantar minhas ideias e as músicas que eu gostava. Acho que agora eu consigo viver nos dois mundos: minhas canções quase sempre nascem de uma ideia musical em um instrumento (por exemplo: um riff na guitarra) e daí eu já imagino a bateria e baixo, e logo começam a aparecer ideias para os vocais. Esse é o momento onde eu passo do mundo instrumental para o das palavras, começo a escrever o que aquela ideia musical me faz sentir ou um conceito que eu acho que combine com essas texturas.



Por que optou pelo inglês como idioma das músicas?

Não teve um momento onde eu fiz essa decisão, nem mesmo passou pela minha cabeça que eu estava diante de uma escolha “português vs. Inglês”. Como eu sempre ouvi muito mais artistas cantando em inglês do que português acabei encaixando frases em inglês nas melodias que eu estava ouvindo (imaginando, na verdade) e acabei nunca escrevendo nada em português. Pensando bem, é uma maneira de fazer com que mais gente consiga entender do que eu estou falando nas músicas de um ponto de vista global. Aqui muita gente me pergunta o porquê de eu escrever em inglês e também me aconselham a cantar em português. Até já fiz algumas experiências mas achei estranho [risos], tem algo muito particular em cantar em um idioma diferente do que você se ouve falar desde que nasceu.



As faixas do EP e “Future Love” tem uma pegada mais calma, com valorização do violão, mas você também teve projeto de música eletrônica. Pretende misturar os dois mais para frente?

É engraçado: quando eu fazia música instrumental as músicas eram mais pesadas, mas quando comecei a cantar as músicas refletiram a grande influência de John Mayer (vide Relax, Leo e o EP anterior, Headwinds) e talvez até uma crise de identidade, no caso do Headwinds. Agora estou compondo para meu novo CD e as coisas mudaram um pouco novamente, talvez refletindo o que venho ouvindo agora (The Internet, D'Angelo, Kendrick Lamar, Hiatus Kaiyote, Anderson Paak), com mais elementos e com menor pudor em relação à maior participação dos instrumentos de forma individual. O projeto de música eletrônica surgiu da minha amizade com o Matheus (Daavar) que conheci numa comunidade de músicos (acho que era Guitarras & Guitarristas) no Orkut. Quando ele começou a se destacar nacionalmente e mundialmente com suas tracks ele começou a criar umas ideias e me propôs fazermos um teste e eu cantei numa delas. Eu não tenho intenção de produzir música eletrônica nos meus álbuns, é um lance de participação nos trabalhos do Daavar, até agora.



Como surgiu a ideia de lançar um clipe por mês? As faixas desse projeto serão inéditas?

Eu e minha banda fizemos o show "Goin' Home" em julho no V12 Lounge em Joinville-SC e aproveitamos a atmosfera e projeto de iluminação e palco feitos especialmente para esse novo projeto de show e gravamos tudo! No repertório deste projeto estão músicas do Relax, Leo, Headwinds, uma música nova e quatro versões de outros artistas. Mudamos alguns arranjos, acrescentamos elementos, fizemos improvisos e novas seções para algumas das músicas, algo bem inédito. Cada vídeo da versão ao vivo dessas músicas terá uma dinâmica única e será lançado mensalmente. A ideia surgiu justamente dessa vontade de mostrar versões, elementos diferentes e tudo mais. Espero que acompanhem comigo esse projeto todo mês.

Veja a primeira parte do projeto mensal, “Future Love”:
https://www.youtube.com/watch?v=Srm6lUKT94I - Billboard Brazil


"Leo Dressel sells out show at Palco Incorposul"

Com a ótima repercussão de seu trabalho, o cantor planeja ir para outras cidades do país e até Europa

O jovem cantor Leo Dressel, em expansão na cena musical de Santa Catarina, acaba de iniciar história com seu show no Palco Incorposul. Com capacidade para 430 pessoas, o evento teve os ingressos esgotados antes da data do show. Quem conhece Joinville, sabe que esses espetáculos culturais só têm lotação máxima quando o cantor destaca-se nacionalmente.
Como diferencial, a cenografia do palco foi feita por Jô Marçal, com a ideia de um show intimista, já que o nome do show é ‘Goin’ Home’ (Indo para casa). Por isso, elementos de sala de estar, como poltronas, luminárias e tapetes compunham o contexto.
A produção musical foi feita pelo próprio cantor. A abertura do show ficou por conta de sua nova música, ‘Future Love’, na qual Leo cantou no palco escuro, sentado em uma poltrona e destacado apenas por uma luz sobre ele. Quando o segundo refrão da música começou, todas as luzes se acenderam e sua banda foi revelada, o que levou a plateia à loucura.
A partir daí, mais 10 músicas foram tocadas, dentre elas versões de John Mayer, Anderson Paak, D’Angelo e Robert Johnson, finalizando com ‘Change My Mind’, de sua autoria, tocada no piano pelo próprio cantor.
Com o belíssimo resultado, Leo Dressel pretende levar o show para outras cidades do Brasil e já está trabalhando para levar o projeto também à Europa. “Eu fiquei muito feliz de ter conseguido montar um show que expressa bem como eu me vejo como músico, e sinto que emocionei o público. Por isso sinto que posso levar esse espetáculo para a estrada e alcançar o maior número de pessoas que puder”, confessou o cantor. - É Pop


Discography

Still working on that hot first release.

Photos

Bio

Leo Dressel is a solo artist from Brazil. Vocalist, guitar player and producer, Leo has 3 studio projects under his belt, and since late 2014 has played gigs in southern Brazil and released a new 5-track EP called "Relax, Leo". Favorite bands and solo acts include John Mayer, Justin Timberlake, Gary Clark Jr, Crosby, Stills & Nash and they all have influenced Leo's work in one way or another. This EP has drawn a lot of attention and 2016 has been a busy year full of TV shows, radio and magazines features and, in July, Leo sold out a concert (430+ people) in his hometown with his dream band (6 members, 3 of them with a Jazz background) launching this new show and tour.

Show on Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=dDyOTU9peBk

We've uploaded excerpts of two songs currently in production (to be released with the new record in early 2017) called Love Better and 323, please check them out (p.s.: these are raw and early versions intended to show you the kind of music we are doing lately)

Leo sings in songs with House/Trance artists Daavar & Zeppeliin, featuring on the official playlist for the 2016 Gisele Bündchen for Colcci campaign: https://play.spotify.com/album/7BA6Y3dhDMeUaKNTI69Z02

Band Members