Agridoce
Gig Seeker Pro

Agridoce

São Paulo, São Paulo, Brazil

São Paulo, São Paulo, Brazil
Band Folk Alternative

Calendar

This band hasn't logged any future gigs

This band hasn't logged any past gigs

Music

Press


"Agridoce lança videoclipe de Dançando"

Saiu o primeiro clipe do projeto paralelo da cantora Pitty e do guitarrista de sua banda, Martin. Dirigido por Otávio Sousa, o vídeo todo intimista mostra imagens registradas durante a gravação do disco de estreia do projeto Agridoce, na casa que alugaram pra produção, na Serra da Cantareira, em São Paulo. - MTV Brasil


"Exclusivo: Ouça Dançando, do Agridoce"

Em Junho de 2010, durante os intervalos da turnê do álbum ?Chiaroscuro? (2009), Pitty e o guitarrista Martin Mendezz se reuniram na casa da cantora e, influenciados pela música de Nick Drake, começaram a compor algumas canções no esquema voz, violão dedilhado, piano minimalista e letras ?ora lúdicas e fofas, ora pesadas e melancólicas?, diferentes do conhecido trabalho autoral da cantora. Surgia o Agridoce, inicialmente idealizado como um projeto folk, e hoje melhor definido como ?canção popular melodramática?, cuja premissa está na liberdade criativa de compor sem se prender a rótulos.

O projeto, de influências como o supracitado Nick Drake, Leonard Cohen, Sean Lennon, Velvet Underground, Iron&Wine, Elliott Smith e outros, em pouco tempo agradou ao público, que começou a pedir por shows e pelo lançamento de um álbum. ?É surpreendente que essas músicas tenham tocado as pessoas?, chegou a declarar Martin.

A dupla começou a se animar com a ideia de levar adiante o projeto, mas foi quase um ano depois que o Agridoce arriscou sua primeira apresentação ao vivo. Chegando no palco de maneira um pouco apreensiva, Pitty chegou a pedir: ?Espero que vocês sejam compreensivos?. A plateia embarcou na atmosfera intimista e delicada da apresentação, cantando todas as músicas em um coro baixinho. A noite estava ganha. Para o encerramento, Pitty e Martin chamaram ao palco os músicos Hélio Flanders (Vanguart), Bruno Kayapy e Ynaiã Benthroldo (Macaco Bong), Karina Buhr, Pupillo (Nação Zumbi) e a dupla Finlândia, que os acompanharam na dramática ?O Porto?.

Com a repercussão positiva, finalmente Pitty e Martin fecharam com selo Vigilante (Deck) e, inspirados pelo documentário ?Funky Monks?, do Red Hot Chilli Peppers, partiram para a Serra da Cantareira, onde montaram um estúdio caseiro na enorme casa de campo, que batizaram de Agridocelândia. Para os arranjos, além do piano meia cauda, violões, guitarras e chocalhos, apostaram em tirar sons de palmas e pés e improvisar com o que estivesse disponível: porta, corrente, gaveta de cabeça para baixo. ?Tem duas músicas que a gente usou a técnica de piano preparado do John Cage, que você interfere o som colocando coisas nas cordas. Numa delas a gente colocou gizo, na outra colocamos garfo?, disse Pitty em entrevista e Martin prosseguiu: ?Acabou saindo muita coisa que, na cabeça da gente, poderia ter feito de outro jeito. Pensávamos em colocar cordas, mas descobrimos que um dobro com um ebow e slide, dobrado três vezes, causava essa impressão?.

Para lá também se mudaram o produtor Rafael Ramos, o engenheiro de som Jorge Guerreiro e o fotógrafo e cinegrafista Otávio Sousa, que registrou toda a estadia do grupo durante os vinte e dois dias do isolamento. Pitty e Martin acabaram compondo mais do que o previsto, fechando o período de gravações com vinte e uma músicas prontas; entre elas, a balada pop ?Upside Down?, recentemente lançada no site oficial do Agridoce (http://agridoce.net).

Enquanto isso, sete versões demo continuam disponíveis nas páginas da dupla, além do vídeo promocional da canção ?B Day?, realizado por Daniel Weksler. Uma oitava, ?Ne Parle Pas? ? a única composição em francês ? inspirou o produtor Daniel Tejo (Instituto) de tal forma que ele criou um remix trip hop com batidas de dubstep e trompete cool jazz, trazendo uma atmosfera sensual e melancólica à música. A ideia acabou resultando no lançamento de um compacto em vinil colorido 7?, que traz a demo original em um lado e o remix no outro e pode ser comprado exclusivamente no site da loja IdealShop.

O aguardado CD, batizado apenas de ?Agridoce? e masterizado por Bernie Grundman (Tom Waits), chega às lojas na primeira quinzena de Novembro. O primeiro single, ?Dançando? ? que em sua versão demo teve o maior número de execuções nas páginas da dupla ? estará nas rádios a partir de terça-feira, mas o Scream & Yell já teve acesso e traz o single com exclusividade, além de uma mini-entrevista. Ouça a música abaixo e confira o bate papo: - Scream and Yell


"Desacelerando as Turbinas"

http://www.superclip.com.br/sistema/materia.cfm?cod=311529 - Rolling Stone


Discography

2011 - Agridoce

Photos

Bio

Agridoce is the new project of Brazil's most important new generation rock artist: Pitty. Joined by the guitarrist/singer Martin, a longtime music partner, they've recorded their first album this year, in a one-month-isolation inside a house with the exact atmosphere they needed for the album's spirit. The result is an impressive mix of brazilia music, Nick Drake's folk, Morrissey's wit and Serge Gainsbourg's male-female tension.