Cravo Carbono

Cravo Carbono

BandWorldPop

Eletric guitar with an original taste, poetry, lots of groove and no musical limits.

Biography

Eletric guitar with an original taste, poetry, lots of groove and no musical limits. This is Cravo Carbono, the greast musical revelation of Belem City, the oldest town of brasilian Amazon. Set as four-piece musical ensemble, Cravo Carbono started his activities in 1996 with an intense and persistent work at the brazilian musical scene. The band flirts with ,zouk, carnival march, samba,rock,funk,lambada, guitarrada and tecnobrega. That's what guarantee the original and the peculiar style of Cravo Carbono.

cravo carbono lança córtex

O álbum Córtex, nova produção do grupo paraense Cravo Carbono, chegou finalmente às lojas especializadas de todo o Brasil. O segundo disco da banda levou três anos para ser produzido de forma independente, com gravações no estúdio APCE (Belém) e em computadores caseiros, com apoio da Lei Municipal Tó Teixeira e patrocínio da empresa paraense Y.Yamada. Lançado pelo selo Ná Records, Córtex tem tiragem inicial de mil cópias e é distribuído nacionalmente pela Tratore.

As faixas trazem participações de diversas outras cabeças da novíssima cena local de Belém. Além de participações especiais da vocalista Sammliz (do grupo Madame Saatan), dos contrabaixistas Jeová (Coisa de Ninguém), Moriel Prado (Acorda Alice e Homem Sem Pecado) e do poeta Marco Tuma, inclui também quadrinhos assinados por Marcelo Marat e Emmanuel Thomaz, fotos de Renato Reis - produzidas nos shows ao vivo da primeira edição do festival Se Rasgum no Rock (Belém) e no estúdio do curso de Comunicação da Faculdade do Pará, FAP -, além de material gráfico produzido pela publicitária Gisele Aragão.

disco será reconstruído na web

Vários integrantes da comunidade da banda no Orkut, que soma mais de 600 membros, ganharão o disco de graça até final do ano: eles participaram de duas promoções que o grupo fez em 2007 e devem receber o disco em shows de lançamento a serem agendados pelo Cravo. Outra novidade é que o disco também deve contar em 2008 com um site preparado especialmente para oferecer downloads das trilhas separadas de cada uma das músicas do álbum ( www.cravocarbono.br ). A idéia é que outros músicos possam se apropriar dos arquivos abertos de Córtex para a criação de outras músicas e letras a partir do material disponível, através de colagens, samplers e remixes. No site oficial do novo álbum a banda também vai abrir espaço para a postagem dessas novas produções, feitas a partir dos pedaços do disco.
trama universitário e festivais

Formado por Lázaro Magalhães (letras, vocais), Pio Lobato (guitarra), Bruno Rabelo (guitarra) e Vovô (bateria), e atualmente com a participação do músico Guilherme Morcego (contrabaixo), o grupo Cravo Carbono surgiu em 1996. Em 2001, lançou seu primeiro álbum independente, Peixe Vivo, gravado ao vivo nos estúdios da Rádio Cultura FM, de Belém.

Com Córtex o grupo prossegue uma carreira pop marcada por uma guerrilha cultural em busca do reconhecimento de gêneros locais como as guitarradas, o brega e o carimbó, mas com opiniões nada convencionais sobre o rótulo do regionalismo e a identidade musical no Brasil. Apesar do formato básico (guitarra, contrabaixo, bateria e voz), é no território da música brasileira - e seu flerte entre gêneros locais e planetários – que a banda firma suas composições, juntando guitarras de sotaque peculiar e poesia a poucos rótulos colados ao seu trabalho no cenário independente nacional.

Um reconhecimento deste trabalho foi a seleção do grupo entre 1.700 bandas de todo o Brasil para a grande final do Festival Trama Universitário de 2006. Ao todo, restaram no páreo só 20 grupos escolhidos em todas as regiões do Brasil. Destes, o Cravo foi o único grupo representante do Norte na disputa, aberta a bandas universitárias de todo o país. A banda também foi destaque nas duas últimas edições do Festival Se Rasgum no Rock, realizado em Belém, em 2006 e 2007, pela produtora Dançum Se Rasgum Produciones. O festival se tornou o primeiro evento local paraense a repercutir na cena independente nacional. Veja no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=NoaM23xTXa8 .

O grupo também foi destaque na recente edição 2007 do festival Calango, organizado em Cuiabá (MT) pelo coletivo Espaço Cubo. Confira: Programa Alto Falante - Rede Minas
http://programaaltofalante.uol.com.br/index.php?master=multimidia&sub=video&ac=2&id=39 .
Programa TramaVirtual: http://www.youtube.com/watch?v=-lXhTX2tmrc .

festivais, guitarradas e cinema

Em 2000 o Cravo Carbono já havia sido incluído no mapeamento musical do antropólogo brasileiro Hermano Vianna para o documentário multimídia Música do Brasil, exibido na MTV Brasil ( confira o site www.musicabr.com.br ) e Rede Cultura de Televisão. Em fevereiro de 2001, o grupo participou do festival pop alternativo Rec Beat, realizado em Recife (PE). Em março do mesmo ano, se apresentou em São Paulo, no Centro Itaú Cultural, entre atrações selecionadas para a mostra nacional do projeto Rumos Itaú Cultural Música -

Discography

Mundo-Açu (1998)
Peixe Vivo (2001)
Córtex (2007)