David e os Gigantes
Gig Seeker Pro

David e os Gigantes

Band World Pop

Calendar

This band has not uploaded any videos
This band has not uploaded any videos

Music

Press


"David e os Gigantes?"

Numa época de entressafras clônicas de emocore e pastiche básico de pop-quase rock, é muito benvinda a aparição de uma banda preocupada com a sonoridade suingueira, o arranjo elaborado quase jazzistico e um vocalista com aquela negritude estenórea de um vozeirão. Pois tudo isso ta contextualizado no trabalho do "David e os Gigantes" em sonoridade nua e crua da boa mistura de soul, blues sincopado e qualidade harmônica.
Sim, você que tem mais anos de janela localiza o antigo grupo Neon de Claudio Zolli no som desses caras, quem sabe um tanto de carioquice de maresia nas letras, mas derrepente eles se arriscam a fazer suingue na lingua inglesa do rock'nroll, numa mudança de rumo inseminam elementos de musica progressiva lá no fundo harmônico, confessadamente discipulos de um dodecafonico Gentle Giant.
Esse processador sonoro é emoldurado pela voz as vezes murmurante, doutras rouqueira grave de seu front man, o David, puxando a brasa musical para um tipo de musicalidade que ficou quase esquecida lá nos anos 70/80...da era Banda Black Music, da banda Vitória Régia que fazia cenário para o "síndico" Tim Maia, que deixaram legado em tantas outras descendentes, como Paralamas, só para citar uma do mainstream.
Pois aí está ele, de novo...o bom e velho suingue, primo irmão do good and old rock 'n roll, exercitado com maestria, uma pedrada sonora que "David e os Gigantes" nos devolvem para nosso deleite.

Por Maurício Cavalcanti - Whiplash.net


Discography

Karma - 2008

Em Português:
* Karma (Little David)
* Agbara Voodoo - Letra (Little David)
* Francisco Torres - Letra (Little David)
(Versão de Charlie Gibson para "Penny Lane" dos Beatles)
* O Velho Pirou - Letra - (Little David)
* Meu Lugar - Letra - (Little David)
* Salamandra - Letra - (Little David)
Homenagem à Sandra de Sá.

In English :

* Moves the Time (The Dance) - Lyrics - (Little David)
* Candle of Thoughts - Lyrics - (Little David)
* Arabella (On Your Face) - Lyrics - (Little David)
* Once Upon a Time, Blue... - Lyrics - (Little David)
* Playing the Game - (Gentle Giant)

Photos

Bio

As influências da música experimental de 2 de seus integrantes, Little David e Fred Castro, nascidas dentro de outra banda, o Anima Dominum, contribuem para a liberdade musical da banda.

A banda "David e os Gigantes" abre novas fronteiras na música brasileira. A fusão de ritmos, os temas com passagens inesperadas e a agradável dissonância surpreendem os bons ouvidos ao primeiro toque.

Neste primeiro disco entitulado KARMA os Gigantes passeiam por canções em inglês como as baladas “Arabella” e “City Sun’s Heart”, a esotérica “Moves the Time”, a progressiva “Candle of Thoughts”, o hino de combate ao aquecimento global, “Once Upon a Time, Blue” e uma paráfrase dançante da famosa “Playing the Game” da banda Gentle Giant.
Além destas belíssimas canções o disco também traz músicas de qualidade em português como “Agbara Voodoo”, “Salamandra” ( em homenagem à Sandra de Sá), “Violeta”, “Meu Lugar”, o funk rock “O Velho Pirou”, “Festa”, o hipnotizante funk-reaggae “Francisco Torres” (Versão de Charlie Gibson para Penny Lane dos Beatles), “Iokanan” (blues também conhecido como “Kama-Loka”) e a instrumental Karma.

As guitarras ácidas, as levadas características de Fred Castro e as composições, arranjos e vocais de Little David dão uma identidade inconfundível à banda.

O show do trio conta com a ajuda de computadores, sequencers, guitarras sintetizadas, muita percussão eletrônica. O que confere um tom dançante e sofisticado ao "David e os Gigantes".
Fred Castro - Bateria / Percussão
Começou seus estudos de percussão clássica no Instituto Villa-Lobos. Foi aluno de Bituca e Márcio Bahia com quem aprendeu as diversas técnicas e os segredos da percussão latino-americana. Músico da noite bastante requisitado por sua técnica e treinamento de alto nível. Participou dos 3 discos do Anima Dominum. Entre suas principais influências, além dos ritmos brasileiros, estão bandas como Rush, Eloy, Pink Floyd e Yes.

Little David - Voz, Baixo, Sintetizadores
Principal compositor e arranjador da banda. Apesar da influência da música negra, quando criança teve relação estreita coma música indígena e sertaneja do centro-oeste brasileiro, de onde a família de sua mãe emigrou para o Rio de Janeiro. Auto-didata, o que lhe propicia grande liberdade em relação aos paradigmas e estruturas clássicas musicais, sem deixar de utilizá-las. Grande admirador da música negra norte e sul-americana, morou nos Estados Unidos por breve período onde consolidou suas pesquisas e experimentações com a música eletrônica.
Principal voz e baixo do Anima Dominum, compôs e arranjou boa parte das músicas dos 2 primeiros discos.
Dentre suas influências estão Lincoln Olivetti e Robson Jorge, Gilberto Gil, Stevie Wonder, Stanley Clarke, Sidney Linhares, Arthur Maia e Marcus Miller.