Lula Pena
Gig Seeker Pro

Lula Pena

Lisbon, Lisbon, Portugal | INDIE

Lisbon, Lisbon, Portugal | INDIE
Band World Singer/Songwriter

Calendar

This band hasn't logged any future gigs

This band hasn't logged any past gigs

This band has not uploaded any videos
This band has not uploaded any videos

Music

Press


"The Sound of the World"

"The deep-voiced Lula Pena is unlike any other contemporary Portuguese fado singer, but although her debut album Phados was a promising start in 2002, she has never released another. Her live performance on BBC London was one of the most mesmeric sessions I was ever privileged to witness" - Charlie Gillett playlist


Discography

[phados] 1998 - Carbon7 - Belgium
Troubadour 2010 - Mbari - Portugal

Photos

Bio

lula pena - 1974
cantora, compositora e poeta autodidacta.

Nasceu em lisboa, num bairro onde as crianças brincavam na rua.
Os primeiros anos viveu uma série de sonhos estranhos e mais tarde lembrar-se-á do riso. Descobre o prazer de ouvir a rádio e inicia um diário sonoro na guitarra e no gravador de cassete. Descobre o fado quando o canta pela primeira vez, por volta dos 19 anos. Experiência que recorda como arrebatadoramente física e metafísica. Tratava-se de "Barco Negro", ritmada e batida com as mãos na caixa da viola. Andou pelo mundo, nómada e conceptualizou a distância como fundamental ao fado. Fez um concerto-peformance no Museu d'Art de Girona, onde ligada a um electrocardiograma projectava o seu batimento cardíaco enquanto entoava canções tristes.
Lança [phados], 1998 pelo selo belga Carbon7. O ph, dizendo relacionado com a pele e esta como a superfície mais profunda. os [ ] simbolizando as várias fonéticas da língua.
Acredita na poesia. Na palavra, no aqui e no agora. Procurou asilo cultural pela arte do viver e lança Troubadour em Lisboa 2010 pela Mbari após 12 anos de silêncio discográfico, mas não de concertos, colaborações e elaborações a vulso.

Vive e trabalha em Lisboa.