Marcela Bellas
Gig Seeker Pro

Marcela Bellas

Salvador, Bahia, Brazil | SELF

Salvador, Bahia, Brazil | SELF
Band Pop World

Calendar

This band has not uploaded any videos
This band has not uploaded any videos

Music

Press


"Marcela Bellas"

Leve e cotidiano. Esse é o som que a cantora e compositora baiana Marcela Bellas traz em seu Álbum de estréia “Será Que Caetano Vai Gostar?”, uma produção independente e para lá de inspirada em parceria com os músicos Tadeu Mascarenhas (BA) e Rovilson Pascoal (SP).

Fã de Secos e Molhados, Novos Baianos e Dorival Caymmi, apaixonada pelos versos de Caetano e tantos outros poetas da MPB, a música de Marcela é brasileira, sim. “Brasil século XXI, ainda um pouco saudosista”, define a bela.

Foi ainda na infância que Marcela entrou para o coro escolar e mais tarde ingressou nos cursos livres de Canto, da Universidade Federal da Bahia. Daí para os acordes da vida foi um pulo. Acompanhando o mestre Cacau do Pandeiro em rodas de Choro e tocando percussão no grupo de samba Quarto 14, ela ia conhecendo gente, absorvendo cultura e colecionando histórias, elementos que mais tarde seriam essenciais no processo de criação de “Será Que Caetano Vai Gostar?”.

Na busca de um som que fosse a sua cara Marcela resolveu que o melhor a fazer seria colocar as idéias para dançar. Em 2006, ainda em Salvador, lançou o EP ‘Leve’, também em parceria com Tadeu Mascarenhas, que lhe rendeu apresentações em grandes projetos na Bahia e em São Paulo, palhinha do que viria mais à frente.

E chegamos a 2009, um ano que para Marcela começou leve e bem humorado. Lançado na internet em Maio, “Será Que Caetano Vai Gostar?” - que está disponível para download no site da cantora - chegou até o publicitário Washington Olivetto. E não é que o papa da criação no Brasil aprovou e recomendou em seu blog: “...acho que o Caetano vai gostar, não só o Caetano: acho que todo mundo que ouvir vai gostar...a canção ‘Alto do Coqueirinho’ é um daqueles achados do inconsciente coletivo que tem tudo para ser um estouro”. - Trama Virtual


Discography

EP - Leve
Album - Será Que Caetano Vai Gostar?

Photos

Bio

A cantora e compositora Marcela Bellas faz parte da nova geração da música pop brasileira, sendo reconhecida pelo público e crítica por sua voz doce e singular, além de canções pop, românticas e dançantes.

Em 2006, Marcela Bellas iniciou sua carreira com o EP Leve, produzido com o também baiano Tadeu Mascarenhas. Em 2009, lançou seu primeiro CD solo, Será que Caetano vai gostar?, resultado de uma parceria com Mascarenhas e o produtor paulista Rovilson Pascoal. As 12 faixas do álbum, lançado através do selo Plataforma de Lançamento, incluem as músicas “Alto do Coqueirinho” (clipe oficial), “Por outro lado” e “Quando o samba quer”. Destaque ainda no disco para uma imprevisível releitura de “Bloco do Prazer”, sucesso de Moraes Moreira e Fausto Nilo. Será que Caetano vai gostar é um trabalho influenciado pelo samba, rock, reggae e pop, tem a cara da música brasileira contemporânea e da artista, que não pára de produzir.

Após o seu primeiro álbum, Marcela Bellas lançou dois novos discos: Undergrude e MIM - Cohen e Marcela, ambos em 2010. O primeiro foi composto com os baianos Jorge Papapá e Helson Hart, tendo sido classificado pelo jornalista Marcos Dias como “um pop cheio de tentáculos com o rock e a própria MPB, mas despretensioso e que foge a maioria dos clichês do que quer que se chame MPB”. O segundo disco foi feito em parceria com o paulistano Daniel Cohen, tendo entrado na lista dos 100 Melhores Álbuns Nacionais de 2010 da Revista Manuscrita e considerado um dos melhores discos do ano pelo Programa Alto Falante (UOL). Em 2011, além de apresentar seu show, dedicou-se ao projeto T.E.M - marchinhas inéditas para o Carnaval, feito em parceria com os hitmakers baianos Edu Casanova e Tenison Del Rey e que resultou na composição de seis marchinhas inéditas. Os discos estão disponíveis para download gratuito no site www.marcelabellas.com.br.

O ano de 2012 começou bem para Marcela Bellas, com a temporada de ensaios de verão de seu novo show, Achei Music, que reúne músicas dos seus três álbuns, releituras e canções inéditas, além de intervenções e performances de artistas convidados. A cantora também acaba de gravar, em São Paulo, a sua participação em dois discos: na coletânea Re-trato, em homenagem aos 15 anos do grupo Los Hermanos, e no álbum da banda Mão de Oito, produzido por Daniel Ganjaman, que trabalha com artistas como Racionais MC`s, Nação Zumbi e Criolo. A proposta agora é circular com o novo show e gravar, até o final do ano, o novo CD