Orquestra de Criança Cidadã
Gig Seeker Pro

Orquestra de Criança Cidadã

Recife, Pernambuco, Brazil | Established. Jan 01, 2006 | INDIE

Recife, Pernambuco, Brazil | INDIE
Established on Jan, 2006
Band Classical

Calendar

This band has not uploaded any videos
This band has not uploaded any videos

Music

The best kept secret in music

Press


"Orquestra Criança Cidadã une música erudita ao rock no Dona Lindu nesta terça"

Fazer um concerto rock é a proposta da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque para esta terça-feira (24). O grupo sobe ao palco do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, na Zona Sul do Recife, às 19h30, para apresentar uma releitura inédita de músicas do rock internacional. A entrada é gratuita.

A Orquestra B do projeto - crianças de nível intermediário, cujos instrumentos de uso principal são os de sopro - se apresentam no Concerto Rock, que tem também o reforço dos professores nos instrumentos de corda. Os cantores Flávia Celestino, Hugo Leonardo, Colorau e Sérgio Gaia e o tecladista Kelsen Leão, músicos do CPM e do Centro de Criatividade Musical do Recife, completam o grupo.

Estão no repertório montado para a apresentação no Teatro Luiz Mendonça músicas de bandas como Iron Maiden, Beatles e Pink Floyd. Veja a lista completa:

» Who'll stop the rain - Credence Clearwater
» You've made me so very happy - Blood, Sweat & Tears
» Something - Beatles
» A whiter shade of pale - Procol Harum
» Wish you were here - Pink Floyd
» Dust in the wind - Kansas
» Kayleigh - Marilion
» Always - Bon Jovi
» Crazy train - Ozzy Osbourne
» Wasted years e Aces high - Iron Maiden

O concerto que mistura rock e música erudita é realizado pela primeira vez pelos Meninos do Coque, porém já é experimentada pelo Conservatório de Música de Pernambuco (CPM) desde 2008, por iniciativa do maestro Sérgio Barza, regente convidado da noite. Os ingressos, gratuitos, estão disponíveis para retirada na bilheteria do teatro a partir desta segunda-feira (23), das 9h às 18h. - ne10


"No Recife, nova sede da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque começa a ser construída agora em dezembro"

O Ministério da Cultura do governo Dilma aprovou, para a cidade do Recife, o maior projeto de financiamento da lei Rouanet até hoje. Serão investidos R$ 44 milhões, a serem aplicados por empresas nacionais, na construção da nova sede da Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque, no bairro do Cabanga.

Se tudo der certo, o projeto vira realidade em novembro de 2015.

A captação de recursos se dará em duas fases, agora em 2013 e em 2014. O empresário que tiver Imposto de Renda a pagar pode contribuir com o projeto cultural.

Conforme a solicitação do Ministério da Cultura, o projeto de engenharia foi estruturado em duas fases bem distintas. No primeiro módulo, em 2003, ocorre a fundação da escola de música e a sala de concertos. Também a estrutura, paredes, instalações e revestimentos e forros da sala de concertos. Na segunda fase, estrutura, paredes, instalações, revestimentos e forros ds escola de música, além da área externa da escola. Os dois espaços vão funcionar de forma independente.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é que ficará responsável pela captação dos recursos, como parceiro do projeto social. Na proxima semana, no dia 29 de outubro, o presidente do banco, Luciano Coutinho, tem uma reunião com a entidade local para tratar especificamente do assunto. O projeto foi proposto ao Minc pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC).

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) e atende gratuitamente a cerca de 150 jovens, entre 4 e 19 anos. Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa já tem sete anos de vida, sempre com foco no resgate social de crianças carentes através da música.

O resultado é visível social e musicalmente. Vários garotos já passaram em concursos públicos e se profissionalizaram, indo até para o exterior. Outros estão cursando profissões de nível superior. O programa já mudou a vida de centenas de crianças e vem ajudando a transformar a autoestima dos moradores do bairro, um dos mais violentos da cidade.

O grupo já recebeu cerca de 20 prêmios, incluindo o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, de âmbito nacional. Na esfera internacional, a Organização das Nações Unidas escolheu a Orquestra como uma boa prática de inclusão social, em dezembro de 2010, apesar de a área do Coque continuar sendo uma das mais violentas e de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Recife.

Em meados de 2009, a construtora Odebrecht trabalhava com a expectativa de construir, com recursos próprios, sem incentivo fiscal, a nova sede da Orquestra Cidadã Meninos do Coque. Depois, faria a doação da sede do projeto. O objetivo da iniciativa era ajudá-los a se profissionalizar.

No entanto, a construtora, parceira de primeira hora do projeto, optou pela busca dos incentivos fiscais, depois de ter realizado todos os planos e projetos de engenharia, de forma gratuita. Com a construção da nova sede, financiada inicialmemte pela Odebrecht, com uma contrapartida de R$ 4 milhões, o projeto social pode ganhar finalmente sustentabilidade, financiando seu futuro com a locação de espaço para shows e gravação de CDs.

Só o espaço para apresentações terá 816 lugares, que pode funcionar como um novo centro de convenções e garantir receita permanente para o programa. A sala de concertos será a primeira totalmente acústica no Norte e Nordeste e poderá ser utilizada por qualquer entidade social ou musical. Poderá ser a primeira grande casa de espetáculos próxima ao centro e às zonas Norte e Sul.

O prédio será construído em um terreno cedido pela Secretaria de Patrimônio da União, nas próximidades do quartel do Exército no Cabanga. A nova área terá 7 mil metros quadrados. Hoje, a entidade funciona em galpões do Exército, com cerca de 2 mil metros quadrados.

O terreno já foi limpo e cercado pela construtora, a espera do início do canteiro de obras e trabalho de fundações.

Com as novas instalações, a orquestra pode ampliar o número de jovens de seu corpo de 150 para 300 membros.

Até 2009, a Marinha do Brasil não estava aceitando a cessão do terreno, no Cabanga, para a construção da nova sede da orquestra. No entanto, o ex-presidente Lula, desde o final de 2008, já havia concordado com a concessão, mas entraves burocráticos estavam atrapalhando o projeto. A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) chegou a mandar ao Recife uma de suas diretoras para arbitrar a pendenga.



No final de dezembro de 2010, o então presidente Lula, em sua última visita ao Estado no cargo de chefe da nação, além de um evento com a Fiat e o lançamento do Cais do Sertão, ao lado de Eduardo, anunciou ainda a doação de um terreno da União para a instalação de uma escola de música a ser gerida pela Associação Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, no bairro da Cabanga.

O terreno fica próximo à Compesa, em frente ao Quartel do 7º Depósito de Suprimento do Exército.

A construtora ainda aguarda liberações da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), mas não se imagina que a obra sofra a demora que outros importantes projetos econômicos sofrem para aprovação e recebam licenças. Além de permitir que a orquestra dobre de tamanho, o projeto ajuda a valorizar mais ainda a área da bacia do Pina.



Um pouco de história

Em maio de 2008, os músicos da Orquestra dos Meninos do Coque fizeram a primeira apresentação para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o regente da orquestra, maestro Cussy de Almeida. Em dezembro de 2008, o maestro Cussy de Almeida agendou uma apresentação dos meninos para o presidente Lula, por ocasião do Encontro dos Presidentes do Mercosul e América Latina, na Costa do Sauipe, Bahia.

Em julho de 2010, faleceu o maestro Cussy de Almeida. No final do mesmo ano, houve o primeiro concerto público da orquestra com o regente Vittorio Ceccanti, violoncelista italiano que o substituiu. Buscando manter um grande maestro à frente da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, a diretoria da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) anunciou, oficialmente, o italiano Vittorio Ceccanti como novo condutor do projeto. Trazer um profissional do exterior para dar aulas aos Meninos do Coque era um desejo do maestro Cussy de Almeida. Segundo Cussy, isso abriria uma porta, sobretudo, na Europa, explica o presidente da ABCC, desembargador Nildo Nery. No aniversário de quatro anos da Orquestra, Ceccanti foi o convidado especial da noite e regeu os 70 jovens que se apresentaram em homenagem a Luiz Gonzaga, no “Concerto para Gonzaga”.

O ano de 2011 marcou o maior momento de exploração política do grupo de crianças. Na noite de uma quinta-feira de julho, houve uma homenagem da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque a Lula no Parque Dona Lindu. Antes de (como sempre) criticar os antecessores, Lula soltou uma frase que foi interpretada como uma tentativa de fazer média com os jovens da Orquestra Cidadã. No evento, Lula disse que esses músicos não nasceram para ser marginais. Antes, noutra média com as crianças, disse que diria a Dilma que ela deveria ter o prazer de ver uma apresentação destes meninos.

O senador Armando Monteiro também acompanhou toda a visita do ex-presidente e disse que, na época da criação do projeto, em 2006, a Confederação Nacional da Indústria doou instrumentos de corda e um piano de meia cauda, por decisão de Armando, então presidente da entidade. O senador também já foi homenageado pelo projeto com o troféu Orquestra Criança Cidadã. Na sexta-feira (22), houve a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa a Lula, concedido pelas universidades Estadual, Federal e Federal Rural de Pernambuco. O evento acontece no Teatro de Santa Isabel. Nesta época,. Armando estará ao lado do senador Humberto Costa (PT) e do governador Eduardo Campos (PSB).

De fato, em 2012, os meninos e meninas do Coque se apresentam, na quinta-feira 20 de dezembro, para a presidente Dilma Rousseff no auditório da Granja do Torto, em Brasília. Dilma já havia visto os meninos tocarem como ministra, mas, como presidente, foi a primeira vez. A Orquestra Criança Cidadã executou a trilha sonora da confraternização natalina da presidência para os funcionários do Palácio do Planalto, do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto.

Em 2012, a Caixa renovou o patrocínio do projeto Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, no Recife, reforçando a importância sociocultural do projeto. A segunda renovação do patrocínio, no valor de R$ 1.733.733,00, foi formalizada em solenidade de assinatura de contrato seguida de concerto de gala da orquestra cidadã, na Caixa Cultural Recife. O contrato tem vigência de dois anos, de 19/11/12 a 19/10/14 e abrange o pagamento de todos os funcionários (25 pessoas, entre professores, coordenador pedagógico, artístico, etc), encargos, alimentação para funcionários e alunos (total de 180 mil refeições por ano, em média) e uniforme para funcionários e crianças.

Ainda em 2012, a orquestra inovou com a inauguração da sua Escola de Formação de Luthier e Archetier, uma das pouquíssimas do ramo no Brasil. Também atendendo meninos e meninas carentes do Coque, a Escola colabora para que o ofício do Luthier e do Archetier, profissionais que fabricam e reparam instrumentos de corda e arcos de instrumentos, respectivamente, não se extinga. - Blog de Jamildo


"Leia Ja"

Criado em 2012, o grupo de percussão da Orquestra Criança Cidadã se apresenta pela primeira vez, na Caixa Cultural, no Bairro do Recife. O concerto será realizado nesta terça-feira (10), às 19h30, e a entrada é aberta ao público.
Sob o comando do regente Nilson Galvão e coordenação musical do professor do ritmo na Orquestra, Enoque Souza, os sete adolescentes vão executar chorinhos, maracatus e temas famosos da música erudita. No total, 15 instrumentos serão utilizados para a execução de peças como Tico-Tico no fubá, Brasileirinho e Apanhei-te Cavaquinho, entre outros.“Queremos expor a face melódica da área de percussão da Orquestra Criança Cidadã, além de mostrar que o percussionista não só acompanha o grupo de cordas, mas também pode atuar como peça principal em um concerto”, explica Enoque Souza. O concerto ainda traz estudos experimentais de percussão e músicas tocadas ao som de piano e xilofone. - Orquestra Criança Cidadã apresenta concerto de percussão


"Jornal do Commercio"

Antonino Dias nasceu e foi criado na comunidade do Coque, na área central do Recife, região associada ao imaginário da cidade pelo estigma da violência e da pobreza. Desde junho, mudou-se para Goiânia. Pertence ao quadro permanente de músicos da Orquestra Sinfônica do município, a mais importante do estado de Goiás. Em entrevista por telefone ao JC, só tinha uma coisa a lamentar: não estar no Recife hoje, para o concerto de aniversário de sete anos da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque.

"Até pensei em ir, comprar uma passagem, mas temos concerto aqui no dia seguinte. Ficaria difícil", diz Antonino. Assim como ele, outros cinco jovens formados pelo projeto passaram no concurso da Sinfônica de Goiânia no primeiro semestre deste ano. Júlio César (viola), Inaldo Nascimento (violoncelo) e Isaías Tavares viola) já estão integrados à orquestra. Carlos Rosendo (contrabaixo) e Fagner Zumba (contrabaixo), aprovados em segundo lugar, aguardam surgir uma vaga que possibilite a nomeação. Todos têm em comum a origem humilde na comunidade do Coque e o fato de estarem entre os primeiros garotos incorporados ao projeto, idealizado pelo juiz João José Targino e até 2010 coordenado pelo maestro Cussy de Almeida.

Desde que foi integrado à Sinfônica de Goiânia, Antonino já fez sete concertos. Ele diz não ter tido problemas de adaptação. "Na Criança Cidadã o regime era muito rígido, tanto o ensino técnico como o disciplinar, então não me assustei com o que encontrei aqui", conta. Antes de ser aprovado no concurso, ele já havia tentado a seleção da Filarmônica de Goiás, no início do ano. "Isso me ajudou muito, passei o carnaval estudando bastante. Quando chegou a hora, estava preparado."

Antonino tenta agora a transferência da Universidade Federal de Pernambuco, onde cursa Licenciatura em Música, para a Universidade Federal de Goiás. Ele conta que sua saída do Recife decorreu da falta de oportunidade profissional na cidade, sobretudo para músicos de instrumentos de cordas, como é o caso dele, que é contrabaixista. "Aqui, quando digo que sou do Recife, as pessoas sabem que é uma cidade que hoje não tem estrutura para a música erudita, mas que tem tradição em formar bons instrumentistas."

Sem abrir seleção para novos músicos há mais de 20 anos, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) não oferece perspectiva favorável, embora o novo regente e diretor artístico, Marlos Nobre, já tenha anunciado o objetivo de realizar concurso em 2014. "Meu professor João Pimenta sempre me falou para não ficar sonhando com a Sinfônica do Recife, porque poderia perder muitas oportunidades. Mas, se aparecer uma chance e se as condições forem boas, é claro que eu vou tentar. Recife é minha cidade, é aí que estão minha família e meus amigos." - Orquestra Criança Cidadã celebra sete anos


Discography

Still working on that hot first release.

Photos

Bio

THE CHILD CITIZEN ORCHESTRA (OCC) assists 130 young people aged between 4 and 19 years who live in one of the most violent neighborhoods and with one of the lowest Development Index (HDI) of the Recife Metropolitan Region , the community of Coque. At the social project, students receive free lessons of Musical Theory, Solfeggio, Perception, Flute and Choir, besides the individual and group lessons directed to stringed instruments (violin, viola, cello, bass) or percussion. They still count on educational, psychological and medical support; informatics and foreign languages lessons. The Child Citizen Orchestra also provides, for its students, three meals per day and daily uniforms.

The project was conceived in 2005 by Judge Joao Jose Rocha Targino, with the aim of reintegrating children and adolescents through music. The final objective is the professionalization. After the period of planning, the activities began in 2006, under the musical coordination of maestro Cussy de Almeida, who died in 2010. Currently, who has been in charge is the Brazilian maestro Lanfranco Marcelletti Jr.

To join the Orchestra, the child or adolescent must be enrolled and attending regular classes in public school. He or she must also reside in Coque. To select the young musicians, the Orchestra goes to these schools, looking for students with top grades. The project then invites them to take two tests: Mathematics, Portuguese and musical abilities. After these steps, the young man or girl joins the OCC and continues in the Orchestra until she or he gets into a university and is able to work.

The boys and girls remain in the project for a period of five hours a day, divided into two shifts of 65 students, from 7:30 am to 6:30 pm. Amongst the extracurricular activities offered to students, there are courses in partnership with universities and exchanges programs to Europe, which are targeted to outstanding students. In the Orchestra, it is mandatory to participate in all classes, including the tutoring on regular subjects, like Science or Geography, and informatics.

During the course time, young people also have contact with lessons of citizenship, with emphasis on civility, ethics, and especially in the behavioral discipline. The Orchestra believes these are fundamental factors in the formation of the citizen. Children and adolescents at the Orchestra become not only professional musicians, who are expert on various stringed instruments and percussion. They will also be absorbed by the labor market in return. The projects ultimate objective is to make the students multiply notions of citizenship in Coque and wherever they go.

he social appeal that has always been part of the Child Citizen Orchestra is recognized and reinforced by the press in Pernambuco State and in Brazil. A quick check in the Google displays more than 200,000 insertions in various media.

The range of awards already caught up about 20 to date supports the success factor, which is indeed part of our history. Below, the most representative ones (free translation from Portuguese):

* Social Responsibility Award Executive Group of Recife July 2007
* Medal Councillor Joao Alfredo Correa de Oliveira TRT / 6th Region 2007
* Agent of Peace TV Globo 2008
* Pride of Pernambuco Diario de Pernambuco Newspaper 2008
* Sapiens Merit of Education 8th International Congress of Education 2009
* Brazil Award in Social Citizenship in Risk Area Casa da Crianca Project October 2009
* The Best Music of Pernambuco Trophy Acinpe (Association of Singers and interpreters of Pernambuco) 2009
* Caixa Banks Prize of Best Practices in Local Management 2009
* Darcy Ribeiro Education Award 2009
* Best Marketing Sustainability Award Latin American Association of Advertising Agencies 2010
* Medal of Merit Labor Superior Court 2010
* International Award for Best Practices in Dubai United Arab Emirates (Good Practice for Social Inclusion) 2010
* Honorable Mention Human Rights Award of the National Association of Magistrates of Labor 2010
* Medal of Merit Legislative Assembly of Pernambuco 2011
* Zilda Arns Award Pastoral da Crianca 2011

Band Members