Raquel Coutinho

Raquel Coutinho

BandWorldLatin

“Raquel Coutinho cabe muito bem na nova linha de cantoras brasileiras, uma criadora independente, que utiliza a percussão em primeiro plano e muitos timbres novos. Uma mistura interessante de percussão convencional com sons digitais…música que abre os ouvidos. “

Biography

Raquel Coutinho apresenta seu primeiro disco autoral e independente, explorando um universo de sonoridades, batuques com linguagem digital. Seu som revela a influência dos tambores de candombe, congado e candomblé, que se fundem às mais diversas texturas sonoras orgânicas e digitais.

Para gravar seu primeiro disco, convidou o produtor e baterista Jongui. Ele, que já produziu vários trabalhos da cena independente e de músicos brasileiros consagrados, como Lobão, Zeca Baleiro e Lucas Santana, iniciou junto com a cantora um trabalho de pesquisa dos tambores e batuques afro-mineiros . O Cd foi produzido em sua fazenda, na região da Serra do Cipó, em Minas Gerais . O resultado é um som world music , com grooves “matadores” de tambores e guitarras com uma pegada rock and roll , e a voz expressiva de Raquel.

Segundo Lennart Kjörling, crítico da revista de música “LIRA MUSIKMAGAZIN” - , “Raquel Coutinho cabe muito bem na nova linha de cantoras brasileiras, uma criadora independente, que utiliza a percussão em primeiro plano e muitos timbres novos. Uma mistura interessante de percussão convencional com sons digitais…música que abre os ouvidos. “

Considerada uma artista que faz um som original , Raquel também entrou pra coletânea da OI NOVO SOM com a música PARAÍSO, e está no cd promocional do selo, que reune artistas brasileiros de vanguarda. Este projeto apoia, divulga e difunde a artista , através da web, Rádio FM e promoção de shows em todo o Brasil.

Raquel Coutinho realizou em 2008 o pré-lançamento do cd em sua cidade natal , Belo Horizonte no teatro Alterosa e no Festival de Arte Serrinha, Bragança Paulista – SP. Em 2009, inaugurou a turnê de lançamento no Rio de Janeiro, abrindo o evento Oi Noites Cariocas, convidada pelo Oi Novo Som. Em São Paulo, no Studio SP, dentro do Projeto Cedo e Sentado.

No primeiro semestre de 2010, o cd “olho d’água”, será lançado em Paris- França, pelo selo Satellite.

A BANDA

RAQUEL COUTINHO - Mineira, de Belo Horizonte, Raquel Coutinho é cantora, compositora e percussionista. Começou sua carreira aos 22 anos, quando ganhou de aniversário um pandeiro, um tambor de folia e um convite para integrar o trio de percussionistas de Mauricio Tizumba. A partir daí, nasceu a paixão pelo batuque e a apreciação pelas manifestações populares.

O trabalho como cantora, compositora e percussionista levou a artista a se apresentar em projetos nacionais e internacionais, como Festival Tim Mov Perc, Festival de Arte Negra – FAN ( BH), onde tocou com os Tambores do Brundi (África); Tim Tambores, com Naná Vasconcelos, Cantoras Daqui- BDMG, MB Cultural, Carlsberg Music Station, Conexão Telemig , Conexão Vivo, Oi Novo Som, Festival de Arte Serrinha- SP, entre outros, e também - Feira Internacional de Música - Popkomm – Berlim- Alemanha (2006); Ano do Brasil na França- Carreau du Temple – Paris (2005), apresentações em Torino , Milão e Rovereto- Itália.

Raquel Coutinho apresenta em 2009, seu primeiro disco, autoral e independente. Explorando um universo de sonoridades, batuques com linguagem digital. Seu som revela a influência dos tambores de candombe, congado e candomblé, que se fundem às mais diversas texturas sonoras orgânicas e digitais.

MAURÍCIO NEGÃO é guitarrista, baixista, cantor, compositor e produtor. Produziu alguns discos independentes e autorais: Todos os Versos (2004), Criolina (2001),
Sem Botas a Mão (2001), Eletrônica Madamelândia (1999) e
Negão (1997)

SEBASTIAN NOTINI - Percussionista, baterista, compositor e produtor.

Vive em parte na Suécia e em parte no Brasil, trabalhando com músicos como Lisa Nilsson, Eagle-Eye Cherry, Solo Sissokho, Jorge Ben Jor, Sofia Karlsson, Ale Möller Band, Marie Fredriksson (Roxette), Timbuktu, Rita Ribeiro, Robyn, Rostam Mirlashari, Simone Moreno, Lina Nyberg, Hada Raina, Ayesha, Golbang, Amok, Ranarim, Daude, SUMO, Jennifer Brown, Mynta, Håkan Hellström, Magnus Lindgren, AfroSudaka, Raquel Coutinho, Joseph Beckford, Ellika Frisell, Feira Livre.

Além de sua própria banda ELECTRONICS com Gunnar Lidström och Anders Kappelin .

Discography

Olho D´Água

Set List

Setlist

Um Tanto – Xandão Fernandes, Raquel Coutinho e Jongui

O Vejo – Raquel e Jongui

Paraíso – Raquel, Xandão, Jongui e Magno Mello

Por um Segundo – Raquel, Magno Mello, Bruno Couto e Jongui

E Acabou – Pedro Morais

Toca Pr´eu Rodar – Raquel, Hanna e Lênis Rino, Bruno Couto e Jongui

Para Parar – Raquel, Magno Mello, Jongui e Bruno Couto
Verde e Branco – Jongui e Sebastião Notini

Olho D´Água – Raquel, Jogui, Carlos Trilha, Bruno Couto e Tizumba