Titane
Gig Seeker Pro

Titane

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil | SELF

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil | SELF
Band World Avant-garde

Calendar

Music

The best kept secret in music

Press


"Titane reúne coro de ex-alunos e canções de compositores de diversas gerações em seu novo espetáculo"

Nesta terça-feira, a gravação do DVD Titane e o Campo das Vertentes dará origem a um espetáculo diferente. O coro terá atuação mais livre, inspirada em folguedos populares de Minas, como a festa de Nossa Senhora do Rosário. Apoiada em base percussiva vinda da banda integrada por Adriano Campagnani (baixo), Rogério Delayon (guitarra, violões, charango e cavaquinho) e Serginho Silva (bateria e percussão), a cantora promete uma viagem sonora por sua carreira, além da interface com novos compositores e variadas propostas estéticas.


Fortemente ligada às tradições afromineiras, à MPB e à produção contemporânea, Titane, desde que iniciou profícua parceria com o teatrólogo João das Neves, em 1992, aproximou-se das artes cênicas. Além de evidenciar isso, o show trará sucessos na voz dela compostos por Sérgio Pererê e Makely Ka, da nova geração da música mineira, e por antigos parceiros, como Luiz Tatit, Beto Guedes, João Bosco e Aldir Blanc. O espetáculo tem entrada franca.


O repertório é formado por encontros: da cantora com músicos com quem compartilha sua forma de fazer arte, da música com as artes cênicas e da produção musical híbrida que mescla contemporaneidade e as raízes da própria Titane. Canções de Sérgio Pererê e de Makely Ka foram fundamentais para a concepção do show, idealizado a partir do confronto de visões de mundo. De um lado está a cultura afromineira, com sua memória da diáspora africana e a superação do trauma da escravidão pela convocação das forças da natureza e da ancestralidade, presentes na música de Sérgio Pererê. De outro, destaca-se a áspera linguagem do poeta Makely Ka para traduzir o caos urbano.


Formato Titane promete alternar momentos acompanhada de um coro de 30 vozes – as canções de Sérgio Pererê e Makely Ka serão centrais nessa etapa – e aparições solo, interpretando músicas mais conhecidas de sua carreira. O formato foi idealizado pela própria cantora. O coro reúne integrantes do processo desenvolvido desde 2005 por ela em projetos em Belo Horizonte, no Campo das Vertentes, em Divinópolis, Itapecerica e em Oliveira, terra natal dela.


“Tinha em mente trabalhar numa região com forte referência na música afromineira. Nessas cidades há manifestação orgânica, antiga, as pessoas crescem ouvindo as tradições”, explica. O projeto original foi interrompido depois de cursos e da série de apresentações em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.


Quando surgiu a possibilidade de gravação do DVD, Titane resolveu reunir 30 ex-alunos. O espetáculo original nasceu da união de artistas com esse grupo. “Foi construção coletiva embasada na cultura afromineira, mas com força contemporânea”, resume.


Hoje à noite, seis anos depois do início do projeto, a essência será mantida. Os alunos já estão a caminho da profissionalização ou trabalhando na área. “Bia Nogueira acaba de gravar o primeiro disco, assim como a Irene Bertachini. Rubens Aredes estreou o primeiro show solo. Cinara Fróis está com um grupo de forró pé de serra, e a Larissa Horta virou baixista”, comemora a anfitriã.

TITANE E O CAMPO DAS VERTENTES
Gravação de DVD. Hoje, às 21h, no Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena 1.537, Centro). Entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria.
Classificação: livre. Informações:
(31) 9358-4946 ou no site www.titane.com.br
Acompanhe também o Divirta-se pelo Twitter
Conteúdo relacionadoOutras notíciasComentar matériaLer comentárioEletro-samba em SP Resumo da parceria No bom caminho Encontro de mestres Clássicos brasileiros Titane reúne coro de ex-alunos e canções de compositores de diversas gerações em seu novo espetáculo Banda de rock americana 3 Doors Down faz show em BH nesta terça Nação Zumbi lança seu primeiro DVD gravado em casa, no Marco Zero, no Recife Franz Ferdinand fará show gratuito no Brasil Alceu Valença se apresenta no Palácio das Artes, ao lado da Orquestra Ouro Preto
Aguarde.....
Comentar MatériaNoticia 01 relacionada com o filme acima de - Jornal Estado de Minas - Sérgio Rodrigo Reis


"Titane grava DVD no Palácio das Artes nesta terça-feira"

A vontade de registrar o espetáculo “Titane e o Campo das Vertentes” é antiga, mas a falta de recursos fez com que, três anos depois da estreia, em 2006, o grupo formado por 40 artistas, entre atores, cantores e músicos, fosse desfeito. Agora, graças ao patrocínio do Fundo Nacional de Cultura, a turma volta ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes, na noite desta terça-feira (10), para a gravação do DVD. Os quase 1700 ingressos, distribuídos gratuitamente, estão esgotados desde a semana passada. Procura que vai garantir pelo menos mais uma apresentação, no fim do ano, para marcar o lançamento do DVD. Se haverá outras, ainda não é certo. “A meta é fazer o registro e disponibilizá-lo para todo mundo”, diz a cantora Titane, que está começando a produção de um disco dedicado à obra de Elomar, ao lado do violonista Hudson Lacerda.


“O espetáculo (“Titane e o Campo das Vertentes”) estreou em 2006. No final de 2009, encerrou temporada e desmobilizei o grupo porque não tinha criado as condições para gravar o DVD. O recurso só veio agora e arregimentei todo mundo”, conta Titane, para quem esse distanciamento foi bom. “O que é mais evidente é que é um trabalho de vida longa: tem assunto musical, tem conteúdo, poemas, que vão permanecer por muito tempo. Ainda é tão pertinente quanto há seis anos, e acredito que vai continuar sendo durante muito tempo, para nós e para as pessoas que o assistirem”, avalia Titane, acrescentando que as oficinas que deram origem ao espetáculo foram um grande espaço de reflexão sobre a carreira artística. Elas aconteceram em 2005 e 2006 na Lagoa do Nado, no Centro Cultural UFMG e em Divinópolis, Oliveira e Itapecerica.


O repertório é baseado em músicas de Sérgio Pererê (convidado especial do show de hoje) e Makely Ka. “São dois autores belo-horizontinos muito inseridos na sua cultura, mas antenados no que está acontecendo no mundo. Tenho um diálogo muito fácil e muito fértil com eles, minha música sempre foi muito híbrida”, diz a cantora, que dividirá o palco com um coro composto por 30 vozes e os músicos Adriano Campagnani (baixo), Rogério Delayon (guitarra, violões, charango e cavaquinho) e Serginho Silva (bateria e percussão). A direção geral é do diretor e autor de teatro João das Neves, parceiro de Titane desde 1992.


O DVD também vai trazer Titane interpretando canções de Luiz Tatit, Chico César Tom Jobim, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc, autores que fizeram parte da trajetória da cantora. Esse registro já está pronto e aparecerá numa espécie de “extras”.


Ainda neste mês, Titane se apresenta na Casa dos Carneiros, em Vitória da Conquista (BA), na fazenda do recluso Elomar. Vale lembrar que João das Neves esteve à frente da gravação do “Auto da Catingueira”, em abril de 2011, também no Grande Teatro do Palácio das Artes. Composto por Elomar em 1983, o espetáculo cênico musical mereceu interpretações de forma fragmentada por artistas como Mônica Salmaso, Elba Ramalho e Paulo Moura, mas nunca havia sido encenado na íntegra até então. A história de Titane com Elomar também começou em 2011, quando ela montou um show dedicado ao compositor baiano. O disco deve sair ainda neste ano.

- Jornal Hoje em Dia - Viviane Moreno


"Titane grava seu "Campo das Vertentes""

Depois de sete anos na estrada, o espetáculo "Titane e o Campo das Vertentes", que a cantora mineira estreou em 2006, vai finalmente ganhar registro em DVD. A gravação acontece hoje, na apresentação que ocupa o palco do Grande Teatro do Palácio das Artes. O tempo que ficou circulando por cidades de Minas e de outros Estados foi, segundo Titane, necessário para que o espetáculo chegasse ao formato consolidado que tem atualmente.

Ela aponta que o show mantém estreito diálogo com as artes cênicas - muito pela direção de João das Neves - e está balizado entre dois compositores: Makely Ka e Sérgio Pererê. Nos momentos em que interpreta as músicas de um ou de outro, Titane é acompanhada, além da banda, por um coro de 30 vozes. Somam-se no roteiro autores como Luiz Tatit, Tom Jobim e João Bosco, cujas canções ela interpreta solo.

"Sempre tive vontade de fazer um espetáculo com um grande grupo em cena comigo. E sempre soube que teria que preparar esse grupo, por isso demorou a acontecer essa gravação do DVD", diz. Sobre a escolha dos dois compositores que estão no cerne da apresentação, ela diz que pretendeu unir a contemporaneidade de um com a ancestralidade do outro.

"O Makely tem uma capacidade muito grande de colocar o dedo na ferida, de mostrar o lado dos conflitos, das perdas, da podridão. Ele faz isso de forma até lírica. Já o Pererê transita pela dimensão do sagrado, ele gosta disso, como compositor. Trabalho com essas duas frentes. Eles são autores de músicas que têm ao mesmo tempo muita simplicidade e muita consistência", diz. Acompanhada por Adriano Campagnani (baixo), Rogério Delayon (guitarra, violões, cavaquinho) e Serginho Silva, ela vai contar com a participação especial de Sérgio Pererê.

Agenda

O Quê. Show "Titane e o Campo das Vertentes"
Quando. Hoje, às 21h
Onde. Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro, 3236 7400)
Quanto. Entrada franca, com ingressos na bilheteria - Jornal O Tempo - Daniel Barbosa


Discography

1 - "Titane" (1986) with participation of Uakti group and Guarda de Congado de Nossa Senhora das Mercês,
2 - "Summer 2001" (1990), produced by Zuza Homem de Mello,
3 - "Rare Insect" (1993 ), with tours in Brazil and some European countries,
4 - "Sá Rainha" (2000) with special participation of Chico César,Mauricio Tizumba and Pereira da Viola, and new songs with Zeca Baleiro, Edvaldo Santana and Chico César,
5 - "Ana" launched in 2008, fully available on the Internet.

Photos

Bio

Brief history of Titane
"Titane takes you in a real journey by musical tribes
where comes the best from Brazil in style
Her intelligent song is establishing links artistic so obvious as strangers in our own country."
Luiz Tatit
Titane researchs and tries the music and their interfaces with the body, the performing arts, technology and contact with the group. She self-produces and presents always in tune with the good times.

Her career is consistent and diverse, marked by strong partnerships and the aesthetic perfection. Titane has released five discs: "Titane" (1986) with participation of Uakti group and Guarda de Congado de Nossa Senhora das Mercês, "summer 2001" (1990), produced by Zuza Homem de Mello, "Rare Insect" (1993 ), with tours in Brazil and some European countries, "Sá Rainha" (2000) with special participation of Chico César,Mauricio Tizumba and Pereira da Viola, and new songs with Zeca Baleiro, Edvaldo Santana and Chico César, and the new song "Ana" launched in 2008, fully available on the Internet.

Always in the stages and with an intense artwork Titane strengthen her collective creative process developing projects as the " “Titane e o Campo das Vertentes” ", it´s a concert with young people from Belo Horizonte, Oliveira, Itapecerica and Divinópolis and the concert "Exercise number 1" from Rosa dos Ventos group, among others in development.