ZeMANOEL
Gig Seeker Pro

ZeMANOEL

Recife, Pernambuco, Brazil | Established. Jan 01, 2011

Recife, Pernambuco, Brazil
Established on Jan, 2011
Band Folk Singer/Songwriter

Calendar

This band has not uploaded any videos
This band has not uploaded any videos

Music

Press


"ZÉ MANOEL ABRE O SHOW DE MILTON NASCIMENTO NO TEATRO GUARARAPES"

O pianista e cantor Zé Manoel é uma unanimidade aqui na redação do Diario de Pernambuco. Tem fãs em todas as bancadas, principalmente aqui na editoria de cultura e em Política. Nascido em Petrolina, Zé Manoel é um dos novos compositores mais promissores de Pernambuco, além de ter uma voz suave e marcante.

Pois bem, essa “babação” toda é para dizer que ele faz dois shows nesta semana. O primeiro é sexta-feira, abrindo a apresentação de Milton Nascimento no Teatro Guararapes. No dia seguinte, ele se apresenta de graça em Goiana, dentro do Festival Nação Multicultural da Mata Norte.

Sobre o show de sexta-feira, Zé Manoel adianta que vai ter entre 30 e 40 minutos de duração, com músicas próprias como Valsa da ilusão e Samba tem. De releituras, Zé deve tocar Sabiá, de Zé Dantas e Luiz Gonzaga.

Com a proximidade do show no Guararapes, Zé Manoel fez um intensivão da obra de Milton Nascimento. “Eu conhecia o mito, os sucessos. Nestas últimas semanas parei de fato para ouvir os discos com calma. Tenho descoberto mais coisas do trabalho dele e estou encantado”, diz o músico.

Os ingressos para o show de Milton Nascimento, que vai ser acompanhado de Wagner Tiso e Lô Borges, custam entre custam entre R$ 80 e R$ 260, à venda nas Lojas VR dos Shoppings Recife, Plaza e RioMar, na Passa Disco, e pelo site www.classicosdampb.com.br. - DIÁRIO DE PERNAMBUCO


"OUTROS CRÍTICOS CONVIDAM ZÉ MANOEL"

Livraria Cultura é palco para o projeto “Outros críticos - convidam”, nesta primeira edição o público pode conferir um debate em que a temática discutida será “Retoques da Tradição na Canção Popular”, entre os convidados estão o cantor Zé Manoel e o Ricardo Maia Repórter da Revista MI – Música Independente, Após o debate acontece um pocket Show com Zé Manoel. O projeto Outros críticos é um evento mensal que visa debater linguagens dentro da área de cultura, o projeto planeja trazer sempre um músico e uma pessoa da área que corresponde cada edição. As edições irão acontecer de maio a setembro de 2012, a estreia acontece quarta (23),ás 19h, com entrada gratuita. SERVIÇO: 'Outros Críticos convidam' Livraria Cultura - Paço Alfândega - R. Madre de Deus, s/n - Recife 23 de maio - 19h às 20h30 - Quarta-feira Entrada Gratuita - CULTURA ALTERNATIVA


"ZÉ MANOEL: DO OBSERVA E TOCA PARA O MUNDO"

pianista e compositor Zé Manoel, que participou do projeto Observa e Toca/ Ao Vivo em Estúdio com a Recheio, está lançando seu CD de estreia.

Zé encantou a todos com sua voz suave, sotaque gostoso e sorriso convidativo. Nascido na cidade de Petrolina (Pernambuco), o cantor e compositor iniciou sua carreira musical bem cedo. Zé conta que aos oito anos começou a tocar guitarra e logo foi aprender teclado. Não tardou muito para se encantar pelo piano clássico.

Seu som mescla o chorinho, a valsa brasileira, o jazz e o samba, e seu primeiro trabalho tem claras influências de consagrados nomes da música brasileira, como Chico Buarque e Dorival Caymmi. Letrista talentoso, suas canções partem de temas universais, como o amor e a saudade, sem, de forma alguma, banalizá-los. Ao contrário, a simplicidade literária e melódica de suas canções é que as tornam tão grandes.

Zé Manoel conta que foi através de sua participação no “Observa e Toca/ Ao Vivo em Estúdio”, em 2011, que firmou a parceria atual com a produtora francesa V.O. Music, que o levará, inclusive, para uma turnê pela Europa ainda este ano.

Abaixo você confere uma entrevista concedida por Zé Manoel à Recheio:

- Você acabou de lançar um disco de estreia, certo? Pode falar um pouco sobre como foi o processo de concepção e criação deste trabalho?

É, de certa forma, um trabalho de estreia. Ele é resultado da premiação do Festival Pre-Amp 2011, aqui no Recife. Antes dele lancei um EP com oito músicas que teve um papel muito importante no sentido de indicar a direção musical que eu viria a seguir nesse disco de estreia, de experimentar um formato, uma roupa para as minhas composições e a escolha do repertório. Neste disco regravei sete das oito músicas do EP e acrescentei mais sete novas composições. As gravações aconteceram aqui em Recife, no estúdio Carranca, no Beco Produções Musicais e no Zaga Music, Rio de Janeiro, estúdio de Leo Gandelman e Nico Rezende, onde gravei todos os pianos. Convidei Albérico Junior e Carlinhos Borges para dividir a direção musical comigo. Na hora de escolher os músicos que me acompanhariam no disco, fiz questão de convidar amigos, músicos que eu admiro, que trariam suas influências e experiências musicais pro meu trabalho. O disco tem as participações de Mavi Pugliesi, que canta comigo uma parceria nossa no vídeo do Observa e Toca, do Grupo Bongar, que também participou do programa, Isadora Melo, Carol Costa e Soraia bandeira. Eles trouxeram muita luz para esse disco. As gravações foram experiências fantásticas. Foi um período de descoberta das minhas habilidades e da falta delas, e ao mesmo tempo, de reafirmação das minhas convicções musicais. É um disco muito sincero, de acertos e de erros, mas acima de tudo de muita verdade e beleza.

- As faixas são todas autorais ou há outros compositores?

A maioria é autoral, algumas em parceria, como:
-Sol das Lavadeiras, com Mavi Pugliesi;
-Dizem (Quem não Chora não Mama), com Chico Limeira;
-Deixar Partir, com Vinícius Sarmento;
-Samba Tem, com Guilliard Pereira;

Regravei um samba em 3/4 (compasso da valsa), de Kiko Dinucci, chamada Samba Manco.

- Há alguma canção que é mais marcante para você por algum motivo especial?

“Sol das Lavadeiras” sempre me emociona muito pela simbologia dos versos de Mavi e pela música em si. Gosto muito da gravação dela no disco também, com a participação linda do Grupo Bongar e a de Mavi. Acho que é a minha preferida, seguida por “Deixar Partir”, que também é muito forte pra mim, muito confessional.

- E como foi o lançamento do disco?

Em maio fiz o show de lançamento em Recife, no Teatro de Santa Isabel, um teatro lindo, histórico. Foi uma noite fantástica, de lua cheia, teatro lotado, muita emoção, com convidados, como Mavi Pugliesi, que cantou Samba Manco e Sol das Lavadeiras comigo, Carol Costa, que cantou Acabou-se Assim, Vinícius Sarmento, violonista sensacional, parceiro em Deixar Partir, e Soraia Bandeira, que cantou Calundu.
Iremos fazer o lançamento também em São Paulo e Rio. João Pessoa e Petrolina – cidade onde nasci – são lugares que estão encaminhadas para o segundo semestre.

- E sua agenda, como está? Há shows marcados por São Paulo?

Com data marcada ainda não, mas o Auditório Ibirapuera nos convidou pra fazer uma apresentação lá desde o ano passado. Sescs também estão se encaminhando aí pra SP. Eu fiz um show no início do ano no Sesc Itaquera e no Sesc Santos, foi uma passagem bem discreta, mas foi sensacional. Também estou com uma produtora na França, a V.O. Music, que está preparando uma turnê ainda pra esse ano, na Europa, no outono. Enfim, estamos nos preparando, plantando algumas sementes e bastante animados com as portas que estão se abrindo.

- Sobre o “Observa e Toca”, qual a relevância que o projeto teve para sua carreira?

Total! Primeiro pela qualidade do material que foi produzido, tudo muito caprichado, desde a concepção e gravação de Iuri Freiberger, a realização com uma equipe fantástica, com a direção de Dani Cucchiarelli, fotografia de Gustavo Riet, até o produto final, com a junção disso tudo. Não é fácil para o artista independente, principalmente quando se está construindo uma carreira, reunir profissionais, como aconteceu nesse projeto, dentre cinegrafistas, maquiador, técnico de som, produtores, fotógrafo, diretora, editores, artistas gráficos, uma gama de gente trabalhando no mesmo projeto. Com um bom material, o artista abre portas em mercados mais exigentes. Foi através desse vídeo, logo nas primeiras semanas quando foi publicado na internet, que recebemos a proposta, eu e Sergio Pezão, produtor que atualmente trabalha comigo, de trabalhar com a produtora francesa V.O. Music, que representa artistas como Milton Nascimento, Esperanza Spalding e Richard Bona na Europa e América do norte.

- E como foi trabalhar com a Recheio?

Foi um encontro maravilhoso. Dani é uma pessoa muito talentosa, gentil e nos passou muita tranquilidade, isso se refletiu muito no clima da gravação. Senti uma empatia muito grande. Engraçado que eu já havia feito uma música para uma séria dirigida por Dani chamada Geração Saúde, gravada aqui no Nordeste, mas não nos conhecíamos. Foi por um feliz acaso que viemos trabalhar juntos e nos conhecer no “Observa e Toca”. Que bom que aconteceu assim.

Confira Zé Manoel no Observa e Toca:

http://vimeo.com/20247787

http://www.zemanoel.com.br/
- VINÍCIUS TAMAMOTO


"ZÉ MANOEL"

SEGUNDO AS TRILHAS DAS VALSAS DE EDU LOBO,DO BALANÇO ORIGINAL DE DJAVAN, ALÉM DE OUTROS TANTOS MESTRES DO CHORO E DO JAZZ BRASILEIRO, O PIANISTA PERNAMBUCANO ( DE PETROLINA), ESTRÉIA BEM EM DISCO. A ELABORAÇÃO DE SUA MÚSICA, ESTÁ A SERVIÇO DA LEVEZA E DA BELEZA . - O GLOBO


Discography

CD: Zé Manoel

CD: Quem Inventou o Sorriso ( Poemas do livro infantil do escritor Wlther Moreira Santos , musicados por Zé Manoel)

Photos

Bio

 

Um repertrio autoral, Onde traduz trajetrias e vivncias los poesia e lirismo, embalados sambas POR, Valsas e chorinhos e hum sotaque deliciosamente pernambucano. O Show de hum Passeio Pelo Universo afetivo e musical do artista, ambientado na beira do rio Ento Francisco, SEM interior, Como na SUA msica Fantasia de hum Alecrim Dourado (com Tema colhido nenhum brasileiro folclore), AO MESMO ritmo los Opaco Passa POR PAISAGENS Urbanas, dialogando com o jazz ea msica erudita, Que ressoam harmonias e melodias los Bem Elaboradas.

 O CD Primeiro, EM 2012, alavancou o reconhecimento AO Trabalho de Z Manoel, Que Este Ano apresentou-se los Eventos Um de Como o 19 de Janeiro de Grandes Espetculos, UMA sexta Edio da Conveno Evento internacional Porto Musical EO Carnaval de Pernambuco. EM 2012 participou de Projetos arrojados Como "O Lado B de Gonzaga", conhecidas Que reuniu Artistas pernambucanos de Diferentes Geraes pargrafo dar UMA nova roupagem hum Canes Menos Que Mestre Lua. O pianista tambm Compos OS Arranjos e emprestou SUA Voz Como Canciones do Livro Infantil "O Inventor do Sorriso" de Walther Moreira Santos.

 

Em 2011 FOI convidado a Participar do Projeto Observa e Toca - Ao Vivo em estdio, Junto a Lula Crtes Como Artistas, Mundo Livre SA e Grupo Bongar, ALM de Fazer UMA Participao Nenhum lbum Beleza da Noite.

 "Num Lugar Onde canta UMA Asa Branca de Luiz Gonzaga , o sabi de Tom e de Chico , o Fogo Pago de Sivuca e OS Pssaros FAZEM UMA festa NAS melodias de Ernesto Nazareth , Onde Passa hum rio Chamado Pelos ribeirinhos de Velho Chico , Entre hum Bahia de Caymmi e Joo Gilberto  .

Ao Piano compus Como Primeiras Valsas, passeei Pelo samba, Pelo baio, pelas Msicas folclricas Opaco brotam nn grotescamente Desse Pas, deitei nenhum jazz e me encontrei na cano.

 O CD FOI lanado nenhum Teatro de Santa Isabel , tradicional los Recife, Onde Fui Recebido de Braos Abertos Pelo pblico e Venho Circulando POR Lugares Como o festival RecBeat, Festival de Inverno de Garanhuns , SESC Pernambuco (Recife, Petrolina, Belo Jardim, Arco Verde ), SESC Itaquera (SP), Santos (SP), o Santander Cultural los Recife e Porto Alegre (RS), Caruaru, Carnaval Multicultural de Recife, 19 de Janeiro de Grandes Espetculos do Recife.

 Em 2013 Fiz hum Abertura Fazer Memorvel reencontro de Milton Nascimento , L Borges e Wagner Tiso COM O pblico de Recife NAO Teatro Guararapes, a Abertura do Encontro Internacional de Msica Porto Musical , tambem na Capital pernambucana, me apresentei nenhum Clube do Choro los Braslia , palco emblemtico Por onde Passam OS Grandes Compositores e Artistas da Msica Brasileira, tambm nenhum palcos de Joo Pessoa - PB , Rio de Janeiro - RJ , Petrolina-PE , Goiana - PE , So Paulo - SP , dentre OUTRAS Cidades.

AINDA los de 2013, Fui selecionado Pelo Natura Musical 2014 , Pargrafo Fazer Parte Fazer Seu sensacional elenco de Artistas, escolhidos POR UMA Curadoria Opaco contava com nomos Como Pena Shimidt e Hugo Sukman .

Selecionados Dentre OS oo oo tambm o o Estao OS pernambucanos Elba Ramalho e Nao Zumbi , de Alm da mineira Fernanda Takai , Uma orquestra baiana Rumpilezz , dentre OUTROS.

 

Atualmente sou representado na Europa Pela Produtora francesa VO Msica , Que TEM Fundio los Seu Artistas Como Milton Nascimento, Richard Bona, Esperanza Spalding , dentre OUTROS Grandes Nomes da Msica do Mundo e no Brasil, Pela Astronave , Produtora Opaco acompanhou Como Carreiras de Artistas Como Chico Science enviar hum e Nao Zumbi , DJ Dolores , Mundo Livre SA e atualmente tambm Representao Felipe Cordeiro e Karina Buhr fruns do Brasil.

O LANAMENTO Fazer novo disco, patrocinado Pela Natura e Opaco tera hum Produo de Carlos Eduardo Miranda e co-Produo de Juliano Holanda , ESTA Programada Para O Segundo semestre, sairemos when tambem los Circulao pelas Cidades de Recife , Salvador , Rio de Janeiro e So Paulo .

 

www.zemanoel.com

http://www.naturamusical.com.br/o-som-universal-de-ze-manoel

contato@zemanoel.com.br

zemanoelproducao@gmail.com

Band Members